Estudo diz que sexo na mídia estimula violência contra mulher

Um estudo divulgado recentemente afirma que a exposição de crianças e adolescentes a conteúdo sexual na mídia vem reforçando a ideia da mulher como objeto de desejo e alvo de violência doméstica.
O relatório Sexualização dos Jovens, da psicóloga Linda Papadopoulos, encomendado pelo Ministério do Interior britânico, diz que os jovens estão cada vez mais expostos a conteúdo relacionado à sexualidade por meio de revistas, televisão, Internet e aparelhos de celular, sem que os pais consigam controlar isso.
Segundo ela, esse conteúdo está “legitimando a ideia de que as mulheres existem para serem usadas e de que os homens existem para usá-las”.
Nesse contexto, a pesquisadora entende que a posição da mulher como alvo de violência doméstica acaba virando comum e até aceitável.
Da sexualidade à violência
O estudo diz que as crianças estão sendo cada vez mais retratadas como adultos, enquanto adultos são infantilizados, o que confunde as noções de maturidade e imaturidade sexual.
Além disso, tanto mulheres quanto homens são levados pela mídia a buscar um ideal de aparência física "fora da realidade”, o que resulta em “insatisfação com o próprio corpo, um reconhecido fator de risco para a auto estima, para depressão e distúrbios alimentares”.
Os pais precisam dar um passo adiante e tomar o controle. Eles precisam impor limites saudáveis. [Sue Berelowitz, vice-comissária da criança na Inglaterra]
“Um tema dominante em revistas parece ser a necessidade das garotas de se apresentarem como sexualmente desejáveis para atrair a atenção masculina”, diz o estudo.
Seguindo esse mesmo raciocínio de subserviência feminina, a violência contra as mulheres acaba sendo banalizada.
O relatório aponta que, desde 2004, a exibição na TV de cenas de violência contra a mulher cresceu 120%, enquanto as de agressão contra adolescentes aumentou 400% no período. Além disso, no cinema, 75% dos personagens e 83% dos narradores são homens.

Visão Bíblica

Provérbios 18:22 " O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor ";
. Provérbios 19:14 " A casa e a fazenda são herança dos pais, mas do Senhor vem a mulher prudente ";
. Provérbios 31:10 " Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede o de rubis ".

A midia ( TV, Internet, etc..) são ótimos meios de comunicação mas não podem ser nossos educadores, vamos nos apegar mais com Deus e nos esforçar mais para que a mídia não seja a única forma de intertir as crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário