"Mão de obra preocupa" O Brasileiro busca mais e merece!

Na Gazeta do Povo: "Mão de obra preocupa mercados"
Publicada em 12/04/2011 pela Gazeta do Povo.
fonte: http://www.relacoesdotrabalho.com.br/profiles/blogs/na-gazeta-do-povo-mao-de-obra

"Empresas precisam apostar em desenvolvimento de profissionais e criar oportunidades de carreira, alertam especialistas


A falta de mão de obra, velho problema do setor supermercadista, foi o principal tema de debate no primeiro dia da 30.ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, a Mercosuper, que segue até amanhã na Expotrade, em Pinhais. O momento atual é ainda mais crítico, segundo Sussumo Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), porque o bom momento vivido pelo país cria uma competição por trabalhadores entre os diferentes setores da economia.


Para Honda, a falta de interessados em trabalhar no varejo exige uma nova postura das empresas, que precisam atrair esses trabalhadores e qualificá-los. Estamos enfrentando uma situação semelhante à que países desenvolvidos enfrentaram anos atrás. As empresas têm de dar mais condições para que os trabalhadores se sintam atraídos pelas vagas abertas , afirma o presidente da Abras.


A falta de mão de obra e necessidade de qualificação também foi abordada na palestra que antecedeu a abertura da feira, feita pelo vice-presidente de Vendas da Nestlé Brasil, Westermann Geraldes. Para o empresário, o mercado varejista sofre com a falta de aprendizado e preparação para buscar e manter os funcionários do setor.


Em termos de economia, somos doutores. Porém a falta de empregados é um problema totalmente novo para a gente. Estamos vivendo um apagão de mão de obra. As empresas precisam investir na formação de pessoal. Isso deve ser tratado como prioridade , alerta Geraldes.

Na minha opinião o brasileiro está buscando algos mais e não somos mais enrolados tão facilmente como antes, pagamos tantos impostos e ainda recebemos pouco, nosso povo é trabalhador. Se estas vagas estão com dificuldade de serem preenchidas é que o aumento no trabalho informal é grande, pois se torna mais vantajoso não ser registrado e ganhar um pouco mais do que o salário mínimo que o registrado oferece. O país esta crescendo e isso tem que ser levado em consideração. Se falta mão de obra então esta na hora de rever a forma de se tratar o trabalhador brasileiro!
Essa é a minha opinião, deixe a sua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário